Manifesto Oil Fantasy #02: Objetivos

Green River Cliffs, Wyoming - Thomas Moran


Oil Fantasy é uma proposta de estilo dentro do RPG. Mas quais são seus objetivos, além da cagação de regra e de dizer como os outros devem jogar, sob pena de ter seu domicílio invadido pela polícia do RPG?

O objetivo de um jogo Oil Fantasy nunca é contar uma história.

Então você veio jogar pra contar uma história?Ah, corta essa, cara!

Você já pegou uma sessão de RPG na Twitch e se deu o trabalho de cronometrar o imenso tempo de fala do narrador, em contraste ao curtíssimo tempo total de fala de todos os outros participantes juntos? Esse é o peso da responsabilidade do pobre coitado, incumbido de garantir que uma boa narrativa seja construída, que muitas vezes vai se ver encurralado a se comportar de forma a exercer controle sobre a agência dos jogadores.

Para exercer tal controle, é comum que ele alterne momentos de tirania, simplesmente podando idéias que ache ruins para o que considera uma boa história, com momentos de ilusionismo, em que dá a ilusão da escolha para os jogadores, mas conduz o jogo de forma a contemplar o que julga ser melhor para a narrativa.

Uma forma muito comum de contornar as bad vibes da falta de agência é o mestre gastar sua teatralidade em narrações infinitas, cheias de arabescos descritivos, propondo uma imersão a partir de sua contação de histórias, e não a partir do que os jogos têm de mais precioso: as interações dos seus participantes.

É o mestre narrador e entertainer, que no fundo não joga quase nada para não arriscar arruinar o que considera a experiência mais divertida para seu grupo; um peso que eu definitivamente não quero sobre as minhas costas.

Há jogos, por outro lado, que tratam de cima para baixo a criação de histórias e, para tal, pautam ou eliminam a atuação do mestre, no fundo um mero atravessador facilitador do jogo, e levam os demais participantes a tomarem decisões a partir de impulsos mecânicos vindos de fábrica, de forma a garantir as narrativas que um game designer idealizou ao propor uma experiência, tal qual um programador tentando fazer funcionar um chatbot, com scripts pré-determinados para o SAC de um banco digital.

O objetivo de um jogo Oil Fantasy é a superação de desafios interessantes.

Com Oil Fantasy, resgatamos o RPG-Desafio, que existiu em algum momento e foi abandonado na história. Superar problemas em um mundo de aventuras é o fim em si desse jogo, esse é seu objetivo, portanto esqueça os roteiros e abrace as tretas! Dos problemas acima, pelo menos, não sofreremos, porque pouco nos lixamos para como ficaria a história.

Você não encontrará, em jogos estilo Oil Fantasy, regras que ajudem a construir, de forma intencional, protagonismos, antagonismos, ritmo de cena, tempo de destaque, pontos de virada ou clímaxes, por exemplo. Você encontrará ferramentas para construção, arbitragem e superação de desafios lúdicos.

Construção e detalhamento de um mundo de aventuras, bem como diversas possibilidades de construções narrativas, ocorrem de forma orgânica, a partir dos fatos ficcionais gerados pelos jogadores tentando, através de seus personagens, superar problemas, conflitos e obstáculos propostos, mas não são objetivos deste jogar oleoso. Nesse ponto, o que vier está bom, desde que o desafio seja maneiro!

 

 


Comentários

  1. Percebo a sagacidade de vocês ao oferecer uma nova estética/estilo de jogo que sorve de várias referências da OSR ao mesmo tempo que se dão ao luxo de distanciar-se da OSR. Digo isso pois como varios outros "tribalismos" dentro dessas correntes, muita energia se gasta com conflitos infernos e pouca com produção. Distancia talvez seja o coup de grace pra permitir a inventividade

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Conflitos internos e não infernos. E isso amigos, é um ato falho em psicanalise: dizer algo " sem querer querendo" hahahah

      Excluir
    2. HAhaahaha eu ri com o "infernos".

      Na comunidade OSR nacional a gente acabava incomodando os caras, então resolvemos batizar de outra coisa pra deixar claro que não estamos querendo dizer como as pessoas devem jogar old school.

      Isso acabou nos libertando bastante também.

      Excluir

Postar um comentário