Oil Fantasy Reflexões #02 - Sobre o Jogo jogado

 

Sobre o jogo jogado

Muito provavelmente a parte mais emocionante de uma sessão de RPG é o conflito, o desafio.

Existem algumas formas de encarar esses desafios e isso separa o estilo de jogo em duas escolas bem distintas: o jogo jogado e o jogo rolado.


Deixando as abstrações para depois segue um exemplo concreto de como ocorre o jogo por meio do Diálogo Criativo:

Já faz um tempo que os aventureiros estão descendo por esse corredor úmido, a luz da tocha começa a desvanecer e João Fortemão (guerreiro) está apressando todos enquanto Gilberto, Saco de areia (ladrão) continua a cutucar cada paralelepípedo com sua vara de 3 metros.


DM (estabelece): Sua tocha está desvanecendo, algo como metade do que iluminava de início (aqui é apresentado um parâmetro de que a iluminação da tocha tem relação direta com a sua duração).

Gilberto, já não é mais tão fácil inspecionar os paralelepípedos como antes e por vezes, ao tatear o chão, você esbarra nos espaçamentos entre as pedras, (indaga) o que você faz sobre isso?


Gilberto (reage): Em vez de cutucar eu começo a arrastar minha vara contra o chão em frente, de olho em possíveis pedras soltas ou mecanismos de pressão, e evitando algum barbante ou fio que possa estar no meu caminho. 


DM (indaga): Ok, eu entendo que arrastar sua vara contra o chão tem utilidade, mas isso parece barulhento para uma masmorra silenciosa como esta. Eu vou provavelmente aumentar a chance de encontros aleatórios em 1. (Resolve)


Gilberto (reage): Eu concordo com os riscos. (negociação) 


DM (resolve): Encontros aleatórios agora ocorrem em 3:6, antes ocorriam em 2:6. (preparação) Enquanto vocês adentram no corredor a iluminação da tocha diminui mais um pouco e parece que a vara do Gilberto esbarra em algo subitamente, silenciando o local novamente. (1ª camada de informação). 

Vou rolar encontro: resultado 4. Parece que não teremos encontros por ora. (transparência: expõe a rolagem e as probabilidades)


Gilberto (indaga): O que foi isso?

DM (reage): Existe um espaçamento maior entre essas duas pedras, e a pedra seguinte repousa um pouco acima das demais, mas você percebe isso apenas pela toque da sua vara uma vez que está escuro para enxergar o que se passa no chão. (2ª camada de informação)


Gilberto (indaga): Vou tentar encaixar uma das minhas mãos com cuidado por baixo dessa pedra para tentar entender se é possível levantá-la.


DM (reage): Você dá um jeito e encaixa sua mão por debaixo dessa pedra áspera, e assim que você faz menção em levantá-la um barulhinho como um clique pode ser ouvido, um som familiar como uma placa de pressão sendo destacada de seu gatilho, provavelmente se algo pesado repousar sobre essa placa algo será acionado. (3ª camada de informação)


Gilberto (estabelece): “João! Me dá seu martelo e um cravo, eu vou impedir que sua cabeça de bagre faça alguma besteira por aqui!” Eu vou pregar, silenciosamente se possível, esse cravo de maneira que ele impeça o movimento dessa pedra solta.


João (reage) :Eu passo o meu martelo e o cravo em silêncio.


DM (indaga): Você bate algumas vezes no prego até que ele pareça adequado para o seu propósito, mas como você faz isso em silêncio?


Gilberto (reage): Eu martelo utilizando o meu cobertor dobrado por cima do cravo para abafar o barulho.


DM (reage): Ok, mas agora seu cobertor terá uns rombos. Você conseguirá contornar o barulho e a placa de pressão parece estável sobre esse cravo. A luz está quase se extinguindo e vocês estão suados e cansados da exploração. (aqui o jogador atento capta informação sobre o tempo decorrido em jogo e suas consequências)


Nesse jogo os jogadores, por meio de seus personagens, devem interagir com o mundo, empurrando caixotes, palpando o chão, derramando água pelas fissuras para tentar entender o que está acontecendo e dessa maneira acabam estabelecendo o mundo, em conjunto com o DM,  através de uma Ficção Emergente. Observem como o Mestre reage as interações do personagem aprofundando o conhecimento deles sobre o mundo pelas camadas narrativas.

Alguns podem pensar que esse estilo de jogo é lento e moroso, mas isso não é verdade, pois o jogo acontece aqui, no Diálogo Criativo, explorando o ambiente ficcional, então não se apresse. Superar desafios com perspicácia pode ser extremamente imersivo e de quebra mais seguro já que os dados são perigosos.

 Aqui o jogo está sendo JOGADO

Qual dessas duas jornadas (jogada ou rolada) te parece mais recompensadora após a superação do desafio? 

Use a criatividade, interaja com o mundo mitigue os riscos e fuja das rolagens!



Comentários